Leitura e ensino
1) REALIZAR O LEVANTAMENTO DAS CARACTERISTICAS DE CADA CONCEITO DE LEITURA NO ARTIGO, CARACTERIZANDO COMO O LEITOR É DETERMINADO EM CADA UM DELES. (cap. 1 – p. 40)
Na perspectiva do texto, encontramos várias características da leitura com o foco no sistema lingüístico, que envolvendo o estudo da língua, que favorece ao o aluno o reconhecimento das letras em sons onde, cujo aluno é capaz de identificar os significados dos sinais gráficos.
Os sinais gráficos por sua vez, são representados pelas letras, palavras e frases, com linguagem comum e de frases curtas. Dessa forma, os textos são modificados adequando-se a cada tipo de leitor. Nesta perspectiva de texto, a leitura acontece de forma objetiva, onde leitura do texto permanece fiel ao ser transmitida a mensagem para o leitor, influenciando o ensino da língua por todo o período da alfabetização.
Observamos que nessa característica o leitor parte de níveis inferiores do texto, até alcançar o nível superior e gradativamente interage com as diferentes unidades lingüísticas, sendo capaz de formar palavras, frases, e parágrafos.
E ao fazer uma leitura com os olhos e em voz baixa, é possível unir as palavras identificando-as, tendo uma visão ampla da leitura, pois acredita que através dos olhos, as informações chegarão ao raciocínio.
Já na perspectiva do leitor, ocorre de maneira descendente, isto é, parte do leitor para o texto, ou seja, os conhecimentos prévios dão significado ao texto. Mas, a compreensão dos textos depende do ponto de vista de cada leitor, do que ele acredita de sua cultura e de seus conhecimentos.
Ressalta-se a importância do leitor utilizar diferentes estratégias, para que tenha melhor aproveitamento, controle e suporte na compreensão dos textos. E como característica do texto, é importante o leitor fazer a seleção do que lhe convém, ao ler um texto, assim, fica fácil desvendar o pano de fundo que os textos trazem, emitindo assim, clareza no tema