leitura a favor da escrita
“...a leitura do mundo parece sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele” (Paulo Freire)
Sugestão de: Projeto
Uso: EJA 2ª fases
Resumo: Tomando por base o livro “Estórias abensonhadas” do escritor moçambicano Mia Couto, serão distribuídos na sala por meio de sorteio os 26 contos que compõe o livro. Os alunos farão a leitura após explanação do estilo do autor e o contexto histórico-geográfico-filosófico que permeia os conteúdos dos contos do livro em questão. Após a leitura, os alunos apresentarão o conteúdo do conto lido por meio de apresentação de slides para o restante da turma.
Autor(es): Equipe EJA SESC/MS
Nome: TECNOLOGIA A FAVOR DA ESCRITA
Instituição: SESC MS
Unidade: HORTO
Público Alvo: EJA - 2ª fases
Área de Conhecimento: Filosofia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia.
Áreas Curriculares: Língua Portuguesa e literatura.
Objetivo:
Viabilizar o aumento do domínio da leitura, escrita e interpretação nas diversas situações do nosso cotidiano e inserindo o computador como instrumento de conhecimento, para que o aluno da EJA desenvolva sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística e sua capacitação como leitor e co-leitor do gênero literário “Conto”.
Justificativa:
O presente projeto justifica-se na importância de se proporcionar ocasiões para a prática da leitura e interpretação, sobretudo, no ambiente escolar e, quanto mais, para os alunos de EJA.
A escolha do livro “estórias abensonhadas” é propícia por vários pontos: os contos são breves – e isso é importante para que o exercício não se torne enfadonho caindo em uma leitura interminável; o autor é moderno, contemporâneo, e apresenta um estilo próximo ao de Manoel de Barros, autor de nossa capital e de projeção internacional; o livro prende-se em uma realidade regional e, assim, demonstra a importância de valorizar a história e a cultura local.