Leitura de anúncios publicitários
Jade de Brito Roque (Graduanda UFES)
RESUMO
Pesquisa sobre a publicidade veiculada na Revista “Vida Capichaba” durante o período de 1950 a 1957. Tem como objetivos analisar quais produtos aparecem com mais freqüência, além de evidenciar como a figura feminina é mostrada. Foram analisadas todas as edições da Revista da década de 50, conhecida como Década da Feminilidade, visto a possibilidade de se encontrar maior quantidade de anúncios voltados o público feminino. Esse artigo será realizado com a intenção de mostrar a importância da revista, principalmente no estado do ES, e a forma como os anúncios publicitários eram veiculados na mesma. Com a finalização da pesquisa, espero contribuir para a construção de conhecimento sobre a história da publicidade no ES durante a primeira metade do século XX, assunto ainda carente de material bibliográfico.
PALAVRAS-CHAVE: Revista Vida Capichaba; anúncios publicitários; década da feminilidade.
TEXTO DO TRABALHO Esse artigo visa analisar os anúncios publicitários, que utilizam a figura feminina, veiculados na Revista Vida Capichaba, entre os anos de 1950 a 1957. A ideia principal é verificar quais produtos mais apareceram, nos anúncios publicitários, e a partir de qual influência, além de analisar como a figura feminina é mostrada. A Revista Vida Capichaba nasceu no Espírito Santo, como resultado da influência modernista da época. Sua primeira edição foi lançada em abril de 1923 e logo a revista ganhou a marca de publicação mais expressiva do período. Era composta por imagens, textos literários e informações nacionais e do exterior.
A revista funcionava na avenida Capixaba, onde hoje está a loja Strauch, num edifício triangular. Na parte da frente ficavam três compartimentos, sendo que em dois deles era feita a composição dos textos pelos tipógrafos João da Cruz — que deu nome a rua na Praia do Canto — e Pedrolino Siqueira. No terceiro