Reda O Publicit Ria
Alexandre Abraão de Paula 03439
Exercícios sobre o texto: Origem da Força da Linguagem Publicitária
Análise da mensagem publicitária
O anúncio é uma mensagem que visa exercer ação psicológica sobre receptores para conseguir deles uma mudança comportamental em relação ao objeto oferecido: uma ideia, ou um serviço. Ou seja, tentar mudar o gosto do público.
Existem três fatores que ajudam na eficácia do anúncio.
Mercado receptor: Uma pesquisa de mercado para conhecer o público, seu nível sociocultural seus hábitos, tudo que poderá levar em conta na formação da mensagem.
Veículos de comunicação: Necessita de meios para que a mensagem alcance a audiência desejada, como TV, rádio, cartazes, rádio etc.
Ao produto: objeto da mensagem com seu espaço, formato e importância da embalagem, com suas características intrínsecas, sua utilidade, desempenho, custos e aceitação do público, ou seja, as características reais e as desejáveis do produto.
A propaganda é a arte de conquistar com palavras, como afirma Hayakawa (1963), nada melhor do que o anúncio bem escrito para executar esta tarefa. Ele, como mensagem dirigida, utiliza fundamentalmente a palavra como canal condutor das informações até os receptores. Estes, por sua vez, deverão decodificá-las de acordo com suas experiências, então a resposta (feedback), ou mudança de atitudes, será a reação, isto é, consumo ou rejeição do produto.
A análise que estuda os signos da mensagem publicitária tem por finalidade saber qual é o processo usado para dar
Sentido aos elementos que compõem a mensagem e como é produzido o sentido, se é possível significar através dos signos.
Em publicidade, quando se usa intencionalmente a imagem juntamente com outros elementos, para transmitir determinados significados, convém questionar de onde vem realmente a significação:
Se do simbolismo icônico, que é sentido segundo ou conotado, proveniente dos significados periféricos no nível denotativos
Se os elementos