Braço hidráulico
O Princípio de Pascoal
Introducão:
Muitos líquidos podem ser considerados incompressíveis, logo apresentam forças reativas às forças de compressão através de variações imperceptíveis no espaçamento entre suas moléculas.[1]A força de compressão a que nos referimos relaciona-se à pressão sofrida pelo líquido que é dada pela fórmula geral p=ΔF/ΔA,onde p é a pressão, ΔF é a variação da força aplicada no sistema e ΔA é a superfície de interesse.
Em 1652, o físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) (Fig.1), propôs que:“A pressão aplicada a um fluido enclausurado é transmitida sem atenuação a cada parte do fluido para as paredes do reservatório que o contém . “O seja, se aumentarmos a pressão em um ponto do fluido, esta será sentida em todo e qualquer ponto com a mesma intensidade.Nosso projeto visa a aplicação do Principio de Pascal, do mesmo modo que este atua em um braço hidráulico .
I OBJETIVOS:
É conhecer o Princípio de Pascoal que foi elaborado pelo físico e matemático Blaise Pascoal, que basicamente estabelece a alteração de pressão produzida num líquido em equilíbrio e que transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e as paredes do recipiente.
METODOLOGIA :
.
Mediante o uso de materiais de baixo custo como seringas, pedaços de madeira,
Mangueiras, parafusos , dobradiça, base de ferro facilmente desenvolvemos nosso braço hidráulico.Para sua confecção bastou a montagem de uma base de ferro, também de madeira, sobre a qual encontramos braços de madeira com dobradiças e seringas com mangueiras componente responsável pela rotação do aparelho. Usamos um sistema de tubulação para transmissão da pressão do fluido(água ) e um pequeno gancho para avaliação da capacidade de tração. Desenvolvemos de modo análogo, um centro de comando pelo qual um operador controla todas as operações . [3]
RESULTADO :
Os resultados foram satisfatórios de modo que a pressão exercida sobre a seringa de