leite para beber
LEITE PASTEURIZADO TIPO A: classificado em relação ao teor de gordura em integral, padronizado, semi-desnatado e desnatado, produzido, beneficiado e envasado em estabelecimento denominado “Granja leiteira”.
LEITE CRU REFRIGERADO TIPO B: integral quanto ao teor de gordura, resfriado em propriedade rural produtora de leite e nela mantido por um período máximo de 48h em temperatura igual ou inferior a 4oC, transportado para estabelecimento industrial para ser processado, e apresentar, no momento do seu recebimento, temperatura igual ou inferior a 7oC.
LEITE PASTEURIZADO TIPO B: classificado em relação ao teor de gordura em integral, padronizado, semi-desnatado e desnatado, submetido a temperatura de 72 a 75oC por 15 a 20 segundos (HTST*) seguindo-se resfriamento imediato à temperatura igual ou inferior a 4oC, e envase no menor prazo possível.
LEITE CRU TIPO C: produto não submetido a qualquer tipo de tratamento térmico e integral quanto ao teor de gordura, transportado em vasilhame adequado e individual de capacidade até 50L e entregue em estabelecimento industrial adequado até as 10:00h do dia da sua obtenção.
LEITE CRU REFRIGERADO TIPO C: produto entregue em temperatura ambiente até as 10:00h do dia da sua obtenção, em posto de refrigeração de leite ou estabelecimento industrial adequado e nele ser resfriado e mantido em temperatura igual ou inferior a 4oC.
LEITE PASTEURIZADO TIPO C: classificado ao teor de gordura em integral, padronizado, semi-desnatado e desnatado, submetido a temperatura de 72 a 75oC por 15 a 20 segundos (HTST*) seguindo-se resfriamento imediato à temperatura igual ou inferior a 4oC e envase no menor prazo possível.
*HTST = High Temperature Short Time LTLT = Low Temperature Long Time: 62 – 65oC/30min
LEITE UHT/UAT: leite homogeneizado que foi submetido, durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura 130º C, mediante um processo térmico de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32º C e