Leite Longa Vida
CURSO TÉCNICO EM COZINHA
MÁRCIA DA SILVA PEREIRA
NAIARA BRANDÃO
HARMONIZAÇÃO DE FRUTAS E BEBIDAS
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL – ETEC JÚLIO DE MESQUITA
CURSO TÉCNICO EM COZINHA
SANTO ANDRÉ
MAIO, 2014
INTRODUÇÃO
O verbo harmonizar, quando conjugado com bebidas e comidas, assume necessariamente o significado da combinação de sabores, com a intenção de explorar ao máximo as possibilidades de apreciação da bebida e das iguarias, potencializando seus valores e/ ou contrastando-os.
As frutas, seus doces e compotas apresentam uma sabedoria escondida na simplicidade, pois além de saudáveis nos fascinam não só pela beleza, mas também pelo frescor, textura e sabor que contém. Em qualquer época do ano, mas principalmente nos dias quentes como os do verão, as frutas frescas são uma ótima opção de sobremesa ou para saborear a qualquer hora do dia, além de saudáveis, são refrescantes e deliciosas. Sobremesas elaboradas com elas também combinam em diversas ocasiões. Para que um vinho combine com as frutas, ele deve ser leve. (FELLIPE, 2004).
HARMONIZANDO FRUTAS E VINHOS
É comum pensar que os aromas naturais das frutas e dos vinhos, de um modo geral, estão em perfeita harmonia. Isso porque sempre se diz que as frutas, especialmente por meio de seus aromas, são reveladas na bebida – as frescas nos vinhos mais jovens e as secas nos mais envelhecidos. Essa ideia é, de fato, verdadeira, mas é bom saber que, ao mesmo tempo em que frutas e vinhos podem ser bastante afins, sua união em cardápios não é simples, poucas vezes agrada de fato e, por essa razão, merece atenção mais que especial. (NOVAKOSKI, 2005).
O segredo da boa harmonização do vinho com alimentos doces, como as frutas, é sempre consumir rótulos com quantidade de açúcar maior do que o alimento ingerido. (CAMPOS 2012).
Frutas como pêssego, damasco, melão, mamão, morango e