relatorio nivel de saciação
ABRIL/ 2014
RESUMO
Este relatório faz parte da avaliação na disciplina de Análise Experimental do Comportamento do terceiro período do curso de Psicologia na Faculdade de Pato Branco – FADEP, através da observação de comportamentos em sujeito animal, um rato branco, onde foi utilizada a Caixa de Skinner como instrumento de experimentação e realizando o experimento de Intervalo Fixo. O objetivo do exercício foi de obter o desempenho característico de contingências temporais de reforçamento.
Palavras-chaves: Análise experimental, Intervalo Fixo, Recondicionamento.
1. INTERVALO FIXO
De acordo com Catania (1999 apud VALERA, CRUZ, CRISTINA, 2012)
Nem todo comportamento que passou pelo processo de extinção nunca mais irá aparecer, ou seja, mesmo com a extinção o comportamento depois de um tempo poderá se repetir, pois é um comportamento aprendido, podendo haver o recondicionamento do comportamento que pode ser por razão ou por intervalo. Esquemas de reforçamento são aspectos distintos que sinalizam o momento em que a resposta será reforçada e, pode ser por razão (fixo ou variável), está ligado com a emissão das respostas e por intervalo (fixo ou variável) está ligado com a passagem de tempo e a resposta em seguida. Valera, Cruz e Cristina (2012) dizem que, segundo Pavlov, uma resposta condicionada pode ser desfeita por um processo não muito diferente daquele que formou a reação inicial. Assim, considera-se que o recondicionamento dá-se mais depressa que a aquisição inicial, ou seja, a reaprendizagem é mais rápida que a aprendizagem original.
Ainda de acordo com as autoras, em referência ao intervalo fixo (FI) o reforço é apresentado se o organismo emitir pelo menos uma resposta após um intervalo fixo de tempo. Ele geralmente apresenta como resultado uma frequência baixa de respostas no início do intervalo, aumentando ao longo do mesmo.
Os esquemas de reforçamento são definidos por Whaley