Relatório de análise experimental do comportamento
Mayara Samways Santos
Patrícia Andréa Hartmann
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Relatório 3, apresentado na disciplina Análise Experimental do Comportamento, como requisito para obtenção de nota parcial, no Curso de Psicologia, 3º. período, sob orientação da Professora Ms. Patrícia Guillon Ribeiro.
CURITIBA
2012
RESUMO
300 PALAVRAS
FONTE 12, ESPAÇAMENTO SIMPLES
-APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
-OBJETIVO
-PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
-SUJEITO (rato albino não mais ingênuo)
-RESULTADOS
Parte teórica
1. INTRODUÇÃO
2. ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO
3. ESQUEMAS ESPEICIAIS (CATANIA)
4. DISCRIMINAÇÃO
5. GENERALIZAÇÃO
O objetivo do experimento de intervalo fixo realizado neste relatório foi estabelecer um comportamento característico de contingências temporais de reforçamento e mantê-lo sem dificuldades, até que o sujeito assuma a frequência característica produzida por esquemas de intervalo fixo.
METODOLOGIA
Sujeitos:
O sujeito 1: um rato albino da espécie Wistar, do sexo masculino, com 60 dias de idade e com histórico experimental, dado nome de Chuck. O sujeito tem alimento e água disponíveis a qualquer momento em sua gaiola-viveiro. Para efetivar o experimento, estava sob privação de água durante 24 horas.
O sujeito 2: foi utilizado um rato albino da espécie Wistar, do sexo masculino, com 60 dias aproximadamente de idade, criado no biotério da instituição de ensino e com histórico experimental, dado nome de Ligeirinho Biscuit Purple. O sujeito tem alimento e água disponíveis a qualquer momento em sua gaiola-viveiro. Para efetivar o experimento, estava sob privação de água durante 24 horas. (Bandeira, Batista, Filippin, Okrasca e Silva, 2012, não publicado)
Instrumentos: Caixa de Skinner conforme descrita no relatório 1 de Laura Pinheiro, Marcelo Castilhos, Mayara Samways Santos,