Arquitetura de computadores
Unidade central de processamento (UCP ou CPU)
A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando. Ela compreende duas grandes subunidades, conhecidas como unidade de controle (UC) e unidade lógica e aritmética (ULA). Memória
A memória é um componente que tem por função armazenar internamente toda informação que é manipulada pela máquina: os programas (conjunto de instruções) e os dados. A capacidade de armazenar um programa é uma característica que permite o processamento automático de dados. A memória é em geral, classificada em dois grandes tipos: memória principal (MP) e memória secundária (MS) ou auxiliar ou de massa
Memória Principal
A memória principal é a memória de armazenamento temporário, que armazena os programas e os dados que estão sendo processados, somente durante o processamento. É uma memória volátil (RAM), pois os dados só permanecem nela armazenados enquanto houver energia elétrica. Na falta de energia, quando o computador for desligado, todos os dados são perdidos.
Memória RAM
Em inglês, Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório ou Randômico) é usada para o armazenamento temporário de dados ou instruções.
Memória ROM Em inglês, Read Only Memory (Memória só de Leitura) é usada para armazenar instruções e/ou dados permanentes ou raramente alterados. A informação geralmente é colocada no chip de armazenamento quando ele é fabricado e o conteúdo da ROM não pode ser alterado por um programa de usuário. Por esse motivo é uma memória só de leitura.
Em resumo, a informação armazenada em ROM não é volátil, ou seja, não é perdida quando o fornecimento de energia externa do computador é interrompido. Já a RAM é volátil, pois as informações armazenadas são perdidas quando a energia é cortada.
Memória Secundária
A memória secundária é a memória