leis trabalhista
E
Custeio Variável
Navirai - MS, 28 de Maio de 2014
Contabilidades
3° Semestre
Prof. Clodoaldo
Custeio por Absorção
E
Custeio Variável
NAVIRAI- MS, 28 de Maio de 2014
Custeio por Absorção
Custeio por Absorção, também chamado de custeio Integral é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidades. Consiste na apropriação de todos os custos diretos (matéria-prima, matéria - secundarias, mão de obra direta etc.) e indiretos (manutenção de equipamentos, custos de suprimento, planejamento e controle da operação, controle de qualidade, etc.) Fixos – Independente de serem diretos ou indiretos de operação. Fixos- são rateados de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa.
O sistema foi desenvolvido na Alemanha no início do século 20 conhecido por RKW (Reischskuratorium Fur Wirtschaftlichkeit).
Uma das vantagens do custeio por absorção é que o mesmo atende aos princípios Fundamentais de Contabilidade, editados pela resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade, principalmente no que tange ao Princípio da Competência.5
Nesse sentido reconhece todos os custos de produção como despesas somente no momento da venda, demonstrando de forma mais apropriada a confrontação da receita com a despesa, na apuração do resultado. Por este motivo é aceito pelo fisco brasileiro.
Por outro lado, podem-se mencionar dois fatores que se apresentam como desvantagem do sistema de custeio por absorção. Primeiro, o fato do mesmo apresentar pouca quantidade de informações para fins gerenciais, pois serve basicamente à valoração dos estoques e das despesas com produtos ou serviços vendidos. Em segundo lugar, como este sistema considera a alocação de todos os custos aos bens, mercadorias ou serviços, há a necessidade de rateio dos custos indiretos, o que torna as informações de custos frágeis, visto que os rateios estão sujeitos ao subjetivismo da ação do homem.
Exemplo :
Suponha que uma empresa