Leis de Newton
Campina Grande – PB
Data: 15.09.2014
Disciplina: Física
Professora: Mayara
Aluno(a): Laura Emanuela Miranda
Turma: 1° ano “F”
Turno: Tarde
Leis de Newton
Galileu deixou várias contribuições científicas para a humanidade, como a difusão do modelo heliocêntrico de Copérnico e a invenção de alguns tipos de lunetas. Algumas de suas descobertas serviram de referência para que Isaac Newton criasse as bases da mecânica com três leis fundamentais.
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Até o início do século XVII, pensava-se que para manter um corpo em movimento era necessário que atuasse uma força sobre ele. Essa idéia foi revista por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continua a mover-se com movimento retilíneo e com velocidade constante".
Galileu chamou de Inércia a tendência que os corpos apresentam para resistirem à mudança do movimento em que se encontram.
Alguns anos mais tarde, Newton com base nas idéias de Galileu, estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia:
"Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula".
Assim, se o corpo estiver em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
Ex: Será mais fácil colocar em movimento um carro ou um caminhão?
- Uma vez que o carro tem menor massa, tem também menor inércia, e por isso será mais fácil alterar o seu estado de repouso.
- Uma vez que o caminhão tem maior massa, tem tamém maior inércia e por isso será mais dificil alterar o seu estado de repouso.
2ª Lei de Newton – Lei da Dinâmica
De acordo com esta lei, sempre que se aplica uma força num corpo, esta pode provocar no corpo