Leis De Kirchhoff
Leis de Kirchhoff
As leis de Kirchhoff servem para solucionar (resolver) circuitos elétricos de qualquer grau de complexidade, principalmente quando há mais de uma fonte de alimentação. Entende-se como solucionar circuitos como sendo encontrar todos os valores e os sentidos das correntes e das tensões de qualquer componente de circuito.
Essas leis tambem formam a base de toda a análise de circuitos elétricos, em todos os teoremas e métodos como: Correntes fictícias de Maxwell, Thévenin, Superposição de efeitos e outros.
Definições
Circuito Elétrico ou Rede Elétrica: é a associação de componentes elétricos, ativo ou passivo, interligados de qualquer maneira, desde que formando malhas.
Malha: é todo o percurso fechado, que compõe uma rede elétrica. Pode ser interna ou externa e, é composta de pelo menos dois componentes.
Ramo: é qualquer trecho de um circuito elétrico compreendido entre dois nós consecutivos.
Nó: é um ponto de interligação do circuito elétrico que possui três ou mais interligações.
Lei das malhas
A soma, algébrica, das tensões em uma malha é sempre igual à zero. ou A soma das tensões orientadas em um sentido é igual a soma das tensões no sentido oposto.
Lei dos nós
A soma, algébrica, das correntes em um nó é sempre igual à zero. ou A soma das correntes que entram em um nó é igual a soma das correntes que saem desse nó.
Exemplo:
V1-VR1-VR2-V2-VR3+V3-VR4+V4=0
V1+V3+V4=VR1+VR2+V2+VR3+VR4
I1-I2-I3-I4+I5+I6-I7-I8=0
I1+I5+I6=I2+I3+I4+I7+I8
Prof.: Ismael da Hora
Exercícios - Resolva os circuitos:
a)
b)
c)
d)
e)