Monica
Livro: A Verdade da Vida vol.14
Integrantes: Carlos Henrique Santos Vieira
Fábio Monteiro
Cleisenadja José Bernardo
Mônica Vieira Monteiro
Algumas crianças já são dotadas de aguda intuição, de modo que de modo que não necessitam de qualquer providência especial para desenvolvê-la. Para que isso ocorra é necessário direciona-las de modo correto para que seu poder intuitivo não seja atrofiado e a inspiração recebida do mundo da Grande Vida, que pode ser aplicada na vida prática.
É muito importante que os pais e professores aproveitem as menores oportunidades para falar as crianças sobre a vida que existe em todos os seres e sobre o amor da Grande Vida (Deus), que cria e desenvolve a vida de todos os seres vivos.
A maioria das crianças tem sonhos incríveis. A criança vê o seu anjo da guarda invisível às demais pessoas e acredita que é o Deus bondoso que está sempre a protege-la. Embora tal sonho pareça absurdo e anticientífico, o adulto não deve zombar dele ou negá-lo levianamente. Muitas invenções científicas se originaram de sonhos que passaram rapidamente pela cabeça. Se o homem não tivesse sonhado em voar, o avião não teria sido inventado. Sonhando com Deus do amor que perdoa infinitamente seus pecados é que o homem terá sua alma preenchida de amor que lhe permite perdoar infinitamente o próximo.
Portanto, em vez de podar os sonhos de uma criança, deve-se direcioná-la de tal modo que possam dinamizar a força vital, o amor e a inteligência.
Ao conversarmos com uma criança, seja a respeito dela ou de outras pessoas, devemos salientar apenas seus pontos positivos, belos e louváveis. Assuntos sobre os defeitos e pontos negativos, seja de quem for, devem ser evitados o quanto possível na frente das crianças. Quando inevitável, mencioná-los por alto, sem lhes dar muita importância, para que a atenção da criança não se concentre nos pontos negativos.
As crianças quando estiverem um pouco mais crescidas deves ser educadas