Monica
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. A ideia de fabricar teve inicio há milhares de anos, quando o homem pré-histórico percebeu que, para sobreviver, precisava de algo mais que pernas e braços para se defender e caçar.
Sua inteligência logo o ensinou que se ele tivesse uma pedra nas mãos, seu golpe seria mais forte, e se a pedra tivesse um cabo esse golpe seria mais forte ainda. Foi a partir da necessidade de se fabricar um machado que o homem desenvolveu as operações de desbastar, cortar e furar. As primeiras tentativas do ser humano para dar formas aos materiais se iniciaram no fim da pré-história com o cobre e o ouro. Eram metais bem maleáveis e permitia sua modelação com facilidade.700 anos a. C. o metal mais usado era o ferro. Quase todas as ferramentas eram feitas desse material, sem tratamento especial nenhum. A partir do século XVII surgiram novas técnicas que garantiam um ferro mais preparado, o aço.
Mas foi por volta de 1900 que o americano F. W. Taylor desenvolveu o aço rápido que foi determinante para o avanço tecnológico da industrialização. O aço rápido pode ser composto de até 7 elementos diferentes, em sua maioria metais, em uma mesma liga. São eles: Carbono, Tungstênio, Cobalto, Cromo, Vanádio, Manganês, Molibdênio. Esse metal suporta a uma temperatura, pressão e impactos altíssimos. Por isso são usados frequentemente para a criação de ferramentas que irão usinar outros metais.
2 PROCESSO DE FABRICAÇÃO POR USINAGEM
A usinagem compreende todo processo mecânico onde uma determinada peça é a matéria prima de um processo de remoção do cavaco, produzindo, então um novo