Lei seca
Aldírio, perguntou no meio daquele mundão rosiano
(denominação dada ao autor João Guimarães Rosa –
Grande Sertão Veredas), feito de areia, sol e céu azul:
“Mestre Roberto – disse ele com os olhos brilhantes de ironia – se eu lhe deixasse aqui, o senhor saberia voltar para a aldeia? “é claro que não!”, respondeu em eu meu sobressaltado pelo potencial agressivo da questão e já querendo entrar em pânico. “pois é como eu digo, cada um é doutor no seu ramo. O senhor na escrita e na leitura, e eu no caminhar pelo sertão, no selar dos cavalos, no cozinhar e no saber dos caminhos. Ninguém
– concluiu meu companheiro de viagem - é doutor em tudo! Roberto DaMatta, O Estado de São Paulo, 26 de dez
2002 p. D-8 Explique como a fala do guia demonstra que o conceito de cultura vai além do sentido comum que se costuma atribuir à “pessoa culta”.
Resposta:
Discutir a questão da cultura de uma maneira mais ampla, sendo aquilo que perpassa todas atitudes humanas. Do mais simples artefato produzido ao mais complexo teorema, todas essas manifestações são dimensões para o que podemos entender como cultura, não se limitando apenas a um tipo de cultura (formal).
02. O que é o processo de socialização. Explique e comente sua importância.
Resposta:
Socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também, para a continuidade dos sistemas sociais.
É o processo de integração do indivíduo numa