Lei mosaica
O Termo Lei Moisaca é usada por acadêmicos. O nome vindo da biblia é Lei de Moisés. É um conjuno de mandamentos, odens e proibições.
Segundo registros Hebraicos, a Lei de Mosaica foi dada por Deus para a humanidade através do profeta Moisés. Tendo como base a lei nos 10 mandamentos, onde biblicamente Moisés recebeu e criou a tábua dos 10 mandamentos no Monte Sinai.
Segundo muitos críticos a lei foi estabelecida muito posteriormente, na época dos Reis Hebreus, consolidou e deu forma final à Lei de Moisés.
A Lei Mosaica não apresenta nada de novo. A maior parte dos elementos do Código de Leis de Mosaica, são adaptações e transcrições encontradas em documentos( Códigos legislativos e morais) antigos usados pelos Egípcios( Partes do livro dos mortos), leis hindus( Código de Manu), Leis Babilônicas ( Lei de Talião), e também elementos do código de Hamurábi, das civilizações do crescente fértil.
A Lei Mosaica se resume nos 10 mandamentos, que em Hebraico podem ser também “ As 10 Palavras” ou “ Os 10 ditos”. Essa Lei visava regulamentar a relação com o Deus, os homens e seus próximos.
A lei pode ser dividida em Leis Morais, Leis Civis e Leis Cerimôniais.
As Leis Cerimôniais regulavam o ministério do Tabernáculo, tratava da vida e dos serviços dos Sacerdotes. Que na biblia se encontra disposta no Livro Levítico.
Todo esse conjunto de regras forma a Torá Escrita.
No Judeu Rabínico além dos 613 ordenamentos da Torá, que compõe a lei de deus em sua plenitude, há também as Leis De Talmude, que são Preceitos religiosos e jurídicos transmitidos oralmente de geração a geração.
Torá Escrita e Torá Oral sustentam as práticas e devoções do Judaísmo.
Referências para essa anotações : Wikipédia.
Continuação das anotações.
Os 10 mandamentos que formam a Lei Mosaica se encontram na biblia no livro Exôdo 20:3-17 e sua repetição em Deuteronômio 5:7-21.
1. Não terás outros deuses além de mim.