A lei mosaica
Os hebreus eram um povo de origem semita que vivia também na mesopotâmia no final do segundo milênio a.C.
Semita vem do hebráico Sem,nome do filho mais velho de Noé, nomedados à seus descendentes. Povo nômade, conhecido pela prática do pastoreio. Todas as referências a esse povo estão narradas nos cinco primeiros livros da Bíblia, chamada de Tora pelos judeus e de Pentateuco pelos cristãos. Segundo a Bíblia, Abraão era um pastou nômade da Mesopotâmia. O Deus de Abraão lhe ordenou que partisse dali com seu grupo para uma terra com mais pastagens para o rebanho.por volta do ano de 1.800 a.C; de acordo com a cronologia bíblica, Abraão e sua tribo partiram para a Palestina, chamada de Canaã, em busca da Terra Prometida. Estabelecidos na nova terra, os hebreus continuaram como pastores nômades,organizados em grupos familiares, chefiados por anciãos que receberam o nome de patriarcas. Os primeiros foram Abraão, seu filho Isaac e Jacó, filho de Isaac,que teve seu nome mudado para Israel. Os descendentes de Jacó foram chamados de israelitas. Ainda segundo a Bíblia, um período de seca prolongado obrigou Israel e seus descendentes a emigrar para o Egito, na época governado por um povo
A lei mosaica:
A chegada dos Hebreus ao Egito:
Nos anos de 1800 a.C devido a uma grande seca o povo Hebreu migrou para o Egito, onde se estabeleceram e se tornaram comerciantes, artesões, funcionários do governo entre outras funções, se tem como exemplo José que após interpretar os sonhos do faraó assume o cargo de governador. -Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Gênesis 41:40
Porém como o passar dos anos, os Hebreus passaram a ser perseguidos no Egito, por um novo faraó que não conheceu a José e via os Hebreus como ameaça.
- E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
- Eia,