Lei maria da penha
A designação como droga vem da junçao da palavraorigem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca; isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais.
A especificidade nos termos escolhidos, frente a nomenclatura e atuação, visam direcionar a região cerebral onde os efeitos são propagadas, assim como os reflexos dentro da sistema nervoso.
Assim, a denominação de psicotrópico significa atração pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.
Existem inicialmente, três tipos de efeitos gerados pelas drogas, permitindo que sejam observados alem dos efeitos, a região de maior impacto sobre determinada região do celebro. Podendo ser constatados dentro da seguinte divisão :
Depressores da Atividade do SNC (Sistema Nervoso Central é a parte que fica dentro da caixa craniana; o cérebro é o principal órgão deste sistema)
[pic]
As drogas depressores podem também ser chamados de psicolépticos;
As drogas que fazem parte deste grupo visam diminuir a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem o funcionamento do mesmo, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas
Podemos citar como exemplos:
-Álcool,
- Soníferos ou hipnóticos (drogas que promovem o sono): barbitúricos, alguns benzodiazepínicos;
-Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorázepam, etc;
- Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência). Ex.: morfina, heroína, codeína, meperidina, etc;
- Inalantes ou serventes (colas, tintas, removedores, tiners, etc.).