Instrumentaçao
Deus Envia os Sete Flagelos
(Apocalipse 15:1-8)
C
onforme a organização dos capítulos 14 e 15 sugerida na lição 25, este capítulo contém o sétimo sinal que, por sua vez, revela a próxima série de sete – os flagelos (as taças). Explicando o capítulo desta maneira, o sétimo sinal é interrompido por um pequeno intervalo, semelhante aos intervalos que precederam o sétimo selo (capítulo 7) e a sétima trombeta (10:1-11:14). Como os outros intervalos, este serve para assegurar os fiéis. Deus prepara provações e castigos, mas não esquece dos seus servos, os vencedores exaltados que adoram a Deus e ao Cordeiro.
O Sétimo Sinal Introduzido (15:1)
15:1 –
Vi no céu outro sinal grande e admirável: Um “outro sinal” no céu sugere uma ligação aos sinais anteriores. Há dois possíveis significados: ì A primeira possibilidade se baseia na linguagem do versículo em relação a dois outros versículos no Apocalipse que usam a mesma expressão (12:1 e 12:3). Nesta interpretação, este 1 Vi no céu outro sinal seria o terceiro de três grandes sinais no céu. Os primeiros dois grande e admirável: sete apresentaram os dois lados da batalha – a mulher (igreja) e o anjos tendo os sete últimos dragão (diabo). Agora, o terceiro traz a resposta final de Deus, os flagelos, pois com estes se sete últimos flagelos. í A segunda possibilidade explica este consumou a cólera de Deus. versículo em relação ao contexto mais imediato, contando os sinais a partir das quatro vozes no capítulo 14. Desta maneira (o sistema de organização que tenho seguido nestes comentários), o capítulo 15 encerra uma série de sete sinais e introduz a próxima série de sete:
ì A primeira voz: o evangelho para as nações, avisando sobre o juízo de Deus í A segunda voz: a Babilônia caiu î A terceira voz: os adoradores da besta atormentados ï A quarta voz: os que morrem no Senhor abençoados ð O filho do homem ceifa a terra ñ O anjo do santuário vindima a videira e o lagar é pisado ò Os sete anjos