lei de le chatelier
Professor: Hugo Arca
Turma: CAM 232
Alunos: Bianca Siqueira, Julia Moraes, Larissa Cabral, Leonardo Araújo, Letícia Fraga e Lorrana Marinho
Princípio de Le Chatelier
Nilópolis, 2 de setembro de 2013
ANOTAÇÕES FEITAS NO LABORATÓRIO
Equilíbrio NH3/NH4
A) Quando colocou fenolf. no nh3 ficou rosa pq é uma base de Lewis
Ao se adicionar o nh4cl, passou de rosa para incolor e ficou gelado, pq?
B) Ao aquecer, a solução foi clareando ficando quase incolor. Pq? Quando deixou em repouso, foi voltando a ficar rosa. Pq?
Equilíbrio CrO4/Cr2O7
A solução de K2CrO4 é amarela.
A) ao adicionar 3 gotas de HCl no tubo 1 e 5 gotas de acido acético no tubo 2, ficou laranja. Pq?
B)Ao adicionar a mesma quantidade de naoh nos dois tubos percebeu que houve uma mudança significativa no tubo do hcl para amarelo q no tubo do acido acético. Pq?
Equilíbrio NH3/NH4+
Colocou-se em 2 tubos de ensaio cerca de 4 mL de uma solução de NH3 0,1 mol/L. Em seguida, numerou-se os tubos de 1 e 2 e adicionou-se 3 gotas de fenolftaleína nos dois. As soluções adquiriram a cor rósea devido ao fato do NH3 ser uma base de Bronsted-Lowry (recebe um próton na reação).
a) No tubo 1, adicionou-se uma ponta de espátula de cloreto de amônio (NH4Cl(s)) e notou-se que a coloração perdeu a tonalidade rósea (ficando incolor).
Resultados e discussão:
Como vimos, a reação da amônia com a água gera hidroxilas no meio, tornando-o básico (explicando o fato da fenolftaleína ficar rosa). Mas ao se adicionar cloreto de amônio à solução, ocorre a adição de mais íons NH4+ no meio. Como ele está em excesso, o equilíbrio será deslocado para a esquerda, favorecendo a produção de amônia e cloreto de amônio. A fenolftaleína ficou incolor porque o meio se tornou neutro devido a ausência de OH- na solução.
Observou-se também que o tubo ficou gelado. Isso ocorre por causa da formação de NH3(g) que, segundo a equação, absorve calor na sua formação:
b) O tubo 2 foi