Principios de le chatelier
Centro de Ciências Biológicas e da Natureza
Curso de Licenciatura em Química
Físico-Química Experimental
Relatório referente à prática: Princípio de Lechatelier.
Discentes: Luana Feitosa, Ludimila Klippel, Mª Josiane Bezerra, Rubia Soares.
Docente: Profº. Dr. Miguel G. Xavier
Rio Branco, 31 de outubro de 2012.
RESUMO
O experimento teve como finalidade verificar o Princípio de Le Chatelier observando que ele propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e de temperatura.
1. INTRODUÇÂO
Henri Louis Le Châtelier, químico e professor francês (1850 – 1936) estudou as perturbações/fatores que influenciam a evolução do sistema reacional e é a ele que se deve o Princípio de Le Châtelier , também conhecido como Princípio de Le Chatelier-Braun, que cita:
“Se um sistema em equilíbrio é sujeito a uma variação na pressão, na temperatura ou na quantidade química de um componente, haverá tendência para a evolução da reação no sentido em que se reduz o efeito dessa alteração.”
Na formulação desse princípio, Le Chatelier se baseou nos trabalhos de J. H. van’t Hoff e nas ideias de G. Lippmann a respeito dos fenômenos recíprocos (Gold e Gold, 1984; Treptow, 1980). Ao estudar a evolução de sistemas em equilíbrio devido a alterações de temperatura, van’t Hoff (1984) enunciou uma lei conhecida como “princípio do equilíbrio móvel” que afirma que: “uma diminuição de temperatura, a volume constante, desloca um equilíbrio químico para a formação do sistema que desenvolve calor”. Lippmann, baseado no princípio de Lenz que expressava a “reciprocidade” entre fenômenos elétricos, propôs um princípio geral no qual afirma: “o sentido no qual ocorre um fenômeno é sempre tal que o fenômeno recíproco tende a se opor à