Pragas da cana-de-açúcar
PRAGAS DA CANA-DE-AÇÚCAR
Bom dia pessoal!! Na aula de hoje vamos falar sobre as pragas que atacam a cana-deaçúcar.
Mas primeiro minha gente, vamos falar da importância da cana de açúcar. Essa importância pode ser atribuída à sua múltipla utilização, ou seja, a cana pode ser empregada de varias maneiras.
Amigos, a cana de açucar pode ser utilizada in natura, sob a forma de forragem para alimentação animal.
Ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool.
Nesta aula, vamos ver alem das pragas, a forma de controle de cada uma. A metodologia de amostragem de algumas pragas. Como prevenir algumas pragas e como utilizar os inimigos naturais para nos ajudar neste combate.
Pessoal, primeiro nós vamos falar das pragas chaves, ou seja, as pragas que são de maior importância e que causam maiores danos e prejuízos na cultura da cana-deaçúcar. A primeira que vamos ver é a BROCA DA CANA-DE-AÇÚCAR, que são lagartas de coloração branca amarelada, com pintas pretas em todo corpo.
Após quarenta dias de nascidas elas podem chegar a medir até 2,5 centímetros. Gente, os adultos são mariposas com 2,5 centímetros e de coloração amarelo-palha.
Uma característica que podemos observar é que essas mariposas colocam seus ovos nas folhas, estes ovos ficam parecendo escamas de peixe, como podemos ver na foto abaixo.
Amigos, as injúrias causadas pela Broca da Cana-de-açúcar são: abertura de galerias no colmo. Essa galerias causam a morte dos brotos e tombamento das plantas, como podemos observar nas fotos abaixo.
Pessoal, mas se não bastasse, quando elas abrem essas galerias isso facilita a entrada de fungos que fazem com que a plantar diminua drasticamente a produção de açúcar, e conseqüentemente a produção de álcool.
Álcool
Bem, para saber se essa broca está afetando o canavial, podemos realizar a amostragem.