Organização como um sistema aberto
O conceito de sistema aberto se aplica à perfeitamente organização empresarial. Mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, com variados fatores. Influi e recebe influência do meio. Constitui um sistema integrado por variadas unidades atuando harmonicamente entre si.
Como sistema aberto, a organização se define como um sistema social "pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação e interdependência, constituindo um todo sinérgico (o todo é maior do que a soma das partes), orientado para determinados propósitos (comportamento teleológico orientado para fins) e em permanente relação de interdependência com o ambiente (entendida como a dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado)” (NASCIMENTO Kleber T. "A Revolução Conceptual...", Revista de administração Pública. Apud CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 2003 p. 479).
5.5. Características das organizações como sistemas abertos
Vale ressaltar que se definem características particulares das organizações: Comportamento probabilístico, A organização como parte de uma sociedade maior; interdependência das partes; homeostase; unidirecionalidade; progresso em relação ao fim; fronteiras; morfogênese e resiliência.
5.5.1. Comportamento probabilístico
As organizações afetadas variáveis externas desconhecidas e incontroláveis. O que torna seu comportamento não totalmente previsível. Os sistemas abertos se tratando das organizações são complexos e dinâmicos.
5.5.2. A organização como parte de uma sociedade maior e constituída de partes menores
As organizações se enquadram na visão de sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são "complexos de elementos colocados em interação” (BERTALANFFY, Ludwig von. General Systems Theory. op. cit., p. 33. Apud CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 2003 p. 479). A complexa interação entre os elementos produz uma totalidade que não pode ser