sistemas
O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy a elaborou na década de 1950.
Conceito de Sistemas:
Sistema é um conjunto de elementos dinâicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia, matéria) e fornecendo saídas ( informação, energia, matéria) processadas.
ENFOQUE DO SISTEMA:
1. É uma técnica para lidar com a grande e complexa empresa.
ENFOQUE
MODERNO
DOS
SISTEMAS
2. É um enfoque sintético do todo, o qual não
permite a análise em separado das partes do todo, em virtude das intrincadas interrelações das partes entre si e com o todo as quais não podem ser tratadas fora do contexto do todo.
Tipos de Sistemas
• QUANTO A SUA CONSTITUIÇÃO:
•Sistemas Físicos ou concretos: quando compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais.
São compostos de “hardware”
• Sistema Abstratos ou conceituais: quando compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. São compostos de “software”
Na verdade, há uma complementariedade entre os sistemas físicos e sistemas abstratos. Os sistemas físicos, precisam de um sistema aberto para poder funcionar e desempenhar suas funções. A recíproca também é verdadeira. Os sistemas abstratos somente se realizam quando aplicados a algum sistema físico.
QUANTO A SUA NATUREZA:
1. Fechados – que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda – não recebem influência do ambiente e tb não influenciam.
2. Abertos – São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e de saídas. Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente.
QUANTO À CONSTITUIÇÃO
1. Concreto,o corpo físico da empresa
2. Abstrato, o plano onde tem lugar os conceitos , planos, hipóteses e idéias
Diferenças