A ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA ABERTO
O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema criado pelo e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes. Em suma, o sistema aberto “ pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação e interdependência, constituindo um todo sinérgico (o todo é maior do que a soma das partes), orientado para determinados propósitos (comportamento teleológico orientado para fins) e em permanente relação de interdependência com o ambiente (entendida como a dupla capacidade de influenciar o meio externo e ser por ele influenciado)”
Características das Organizações como Sistemas Abertos
As organizações possuem as características de sistemas abertos, a saber:
1. Comportamento probabilístico e não-determinístico
Como todos os sistemas sociais, as organizações são sistemas abertos afetados por mudanças em seus ambientes, denominadas variáveis externas. O ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis. Por essa razão, as consequências dos sistemas sociais são probabilísticas e não-determinísticas e seu comportamento não é totalmente previsível. As organizações são complexas e respondem a muitas variáveis ambientais que não são totalmente compreensíveis.
2. As organizações como partes de uma sociedade maior e constituídas de partes menores
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Os sistemas são "complexos de elementos colocados em interação". Essa focalização incide mais sobre as relações entre os elementos interagentes cuja interação produz uma totalidade que não pode ser compreendida