Sistema de arquivos
Sistemas De Arquivos
-------------------------------------------------
Aluno: Markus Vinicius Campanha Galvão
-------------------------------------------------
1º Período de ANDS Noite
-------------------------------------------------
Introdução
Arquivos são importantes porque há muitas aplicações que necessitam: * manipular grandes quantidades de dados; * ter persistência; * compartilhar dados com outras aplicações/processos.
Sistema de arquivos: parte do SO responsável pelo gerenciamento de arquivos (estrutura, identificação, acesso, utilização, proteção e implementação). Um Sistema de Arquivos (ou File System – FS) corresponde a uma coleção organizada de arquivos e diretórios.
Para o Sistema de Arquivos, o disco é uma sequência de blocos de disco de tamanho fixo. O Sistema de Arquivos deve permitir localizar em quais blocos estão os dados de cada arquivo e manter um controle de quais blocos estão livres.
-------------------------------------------------
Arquivos
Definição
Arquivo = mecanismo de abstração para armazenar/recuperar dados em disco. Esconde do usuário os detalhes sobre como a informação está armazenada e como os discos funcionam na realidade.
Identificação/Nomeação de arquivos
Nomes: case-sensitive (UNIX/Linux); case-insensitive (Windows/MS-DOS). Geralmente, até 255 caracteres.
Extensão: Nome.ext (geralmente identifica o tipo do arquivo): facilidade para execução do programa que é capaz de processar o arquivo.
Estrutura
(a) sequência de bytes (UNIX/Windows): * qualquer estruturação da sequência deve ser atribuída pelo programa que manipula o arquivo; * grande flexibilidade.
(b) sequência de registros de mesmo tamanho – acesso pelo índice do registro;
(c) árvores de registros (cada um não necessariamente de mesmo tamanho, e possuindo um campo-chave em posição fixa do registro – ordenação por esse campo para facilitar a busca). Objetivo: localizar registro