Lei de Beer
2 INTRODUÇÃO A espectroscopia é um ramo da química conhecido pela análise da radiação eletromagnética emitida ou absorvida por uma substância. Através desta análise do espectro observado, obtemos informações sobre a estrutura molecular e o modo de interação entre as moléculas. Segundo a Lei de Lambert-Beer, a absorbância (fração de radiação absorvida pela solução) está proporcionalmente relacionada à concentração da substância absorvente, levando em consideração o comprimento de onda e a espessura que o feixe luminoso atravessa constantes. Pode-se então verificar a seguinte relação linear:
Onde,
A = absorbância a = absortividade molar da substância b = comprimento do passo ótico (comprimento da cubeta) c = concentração Além disso, é possível obter uma relação logarítmica entre transmitância e absorbância:
Onde,
T = transmitância E transmitância é a fração da luz incidente em um comprimento de onda específico, que passa por uma amostra de matéria.
Onde,
I = Intensidade de luz transmitida = Intensidade da luz
3 METODOLOGIA
3.1 EQUPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
Espectrofotômetro visível;
1 balão volumétrico de 100 mL;
10 tubos de ensaio de 15 mL;
2 béqueres de 100 mL;
1 béquer de 250 mL;
Azul de Metileno.
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMETAL O primeiro procedimento realizado foi a calibração do espectrofotômetro com uma cubeta que continha água destilada no comprimento de onda 400nm. Para a calibração igualou-se primeiramente a transmitância em 0.00% e depois em 100%. Depois da calibração utilizando a solução de 0,002g/L de azul de metileno, foram feitas as leituras de transmitância nos diferentes comprimentos de onda dentro do intervalo (400nm a 700nm), alterando o comprimento de onda de 20 em 20 nm, sempre calibrando o espectrofotômetro