lei de beer
A linearidade da lei de Lambert-Beer é limitada por fatores químicos e instrumentais. As principaiscausas de desvio à linearidade são: variações do coeficiente deabsortividade para concentrações elevadas (>0.01M)devido a interações electrostáticas entre moléculas vizinhas; dispersão da radiação devido a partículas em suspensão na amostra (solução);fluorescência ou fosforescência da amostra; alterações no índice de refracção para concentrações elevadas de analito; desvios no equilíbrio químico dependentes da concentração do analito; radiação nãomonocromática, este desvio pode ser minimizado se a análise for efetuada na zona “plana” do espectro que corresponde ao máximo de absorção do analito; radiação dispersa.
A lei de Lambert-Beer é aprincipal base das técnicas espectroscópicas de absorção, nomeadamente em UV-Visível. Porém, e tal como todas as leis, possui determinadas limitações.
Os desvios a esta lei podem ser de dois tiposdistintos: instrumentais ou químicos. Os desvios de natureza instrumental podem resultar do facto da radiação incidente na amostra não ser totalmente monocromática, dando origem a interações comas partículas em solução, surgindo uma radiação parasita. Além disso, podem resultar de imperfeições instrumentais que provocam perda de uma parte da radiação incidente através de fenómenos dedispersão, sendo este fenómeno mais notório para comprimentos de onda baixos.
No caso dos desvios químicos, estes resultam de variações não quantificadas de concentração da espécie absorvente,podendo estas resultar de três fatores distintos. No primeiro caso podemos ter soluções com elevada concentração na espécie absorvente, dando origem a interações ou associações entre as partículas.Por outro lado, podem ocorrer, também, equilíbrios químicos simultâneos, como por exemplo, os de complexão, gerando-se pontos isobésticos (pontos no espectro em Desvios à Lei de Lambert-Beer
A linearidade da