Lei antitruste
MICROECONOMIA
De: Roberto S. Pindyck e Daniel L. Rubinfeld. Microeconomia. Quinta edição. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Por: Cristiane Julião, Everton Caldeira, Jaqueline Vieira e Suelen Santos.
Robert S. Pindyck é professor do Banco Mitsubishi de economia e finanças da Faculdade de Administração de Sloan no MIT. Também é pesquisador associado do National Bureau of Economic Research (órgão norte–americano de pesquisas econômicas), membro da Econometric Society e professor convidado de Economia da Universidade de Tel-Aviv. Foi consultor de diversas empresas estatais e privadas e, atualmente, é co-editor do The Review of Economics and Statistics.Também é co-autor, com Daniel Rubinfeld, de Econometric Models and Economic Forecasts, um livro-texto líder de vendas.
Daniel L. Rubinfeld é professor da Robert L. Bridges de direito e professor de Economia da Universidade da Califórnia, Berkeley. É membro do National Bureal of Economic Research, do Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences (centro de estudos avançados em ciências comportamentais) e da Fundação John Simon Guggenheim. Obteve o BA em matemática pela Universidade de Princeton em 1967 e o Ph.D. em economia pelo MIT em 1972. O professor Rubinfeld é autor de uma variedade de artigos relacionados às políticas de concorrência, direito e economia, direito e estatísticas e economia pública. Atualmente é co-editor do International Review of Law and Economics e atuou como Associate Dean and Chair do Jurisprudence and Social Policy Program (programa de política social e jurisprudência) de Berkeley, de 1987 a 1990 e de 1999 a 2000.
O texto desta quinta edição do Microeconomia incorpora as dramáticas mudanças ocorridas nesta área durante os últimos anos. O mesmo possui 18 capítulos.
O capitulo 10.7 que se refere ao tema: Limitação do poder de mercado e legislação antitruste é o que está sendo resenhado. Retrata que o excessivo poder de mercado ocasiona problemas de interesse e ética: se uma