Legislação e Ética
LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
ANDRÉ FELLIPE DE SOUZA CAVALCANTE
CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA:
ABNT, NBRs E ISO
FORTALEZA-CE
2013
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Além disso, é o membro fundador da ISO (International Organization for Standardization).
As Normas Brasileiras (NBRs) aprovadas pela ABNT estão em conformidade com os procedimentos fixados pelo sistema nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial pela lei 5.966 de 16/12/1973.
Estas NBRs também se aplicam ao técnico em eletrônica, cujo ISO é o 9001. Também vale salientar a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), uma organização de normas de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas.
Dentre as NBRs dentre aplicadas ao técnico em eletrônica, podemos citar:
NBR 16156:2013 – Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos – Requisitos para atividade de manufatura reversa. Esta norma estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos. O objetivo desta norma é disciplinar no Brasil as ações de recicladoras de resíduos eletroeletrônicos. Seus pilares são a proteção ao meio ambiente, o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho e a rastreabilidade dos resíduos durante as operações relacionadas à cadeia reversa de eletroeletrônicos.
NBR IEC 61191-3:2012 - Montagens de placas de circuito impresso. Parte 3: Especificação seccional – Requisitos para furos passantes em montagens soldadas. Esta norma prescreve os requisitos para a montagem de componentes para a montagem de componentes através de furos passantes em montagens soldadas. Estes requisitos são aplicáveis a conjuntos constituídos inteiramente de uma técnica de montagem