Legislação trabalhista
1 – O PROBLEMA
As mudanças contínuas e intensas, rápidos avanços tecnológicos, acirramento do mercado concorrencial, em nível global, incertezas e constante evolução dos métodos de gestão de empresas competitivas fazem com que as organizações necessitem maximizar seus recursos produtivos, técnicos e humanos, a fim de continuarem competindo. Nesse ambiente complexo, o único diferencial de sucesso das organizações é o desempenho de seus recursos humanos, entretanto os indivíduos somente estarão motivados e comprometidos com seu trabalho, se possuírem uma boa qualidade de vida no seu ambiente de trabalho. O que implica que as organizações empreendam de forma a atender de maneira satisfatória as necessidades físicas, psicológicas, sociais, profissionais e intelectuais, para que os trabalhadores sintam-se estimulados a produzir de acordo com os objetivos da organização.
Assim sendo qual o nível de satisfação dos trabalhadores no que se refere à qualidade de vida no trabalho?
2 – OS OBJETIVOS DA PESQUISA Em termos gerais, a pesquisa busca analisar a satisfação dos colaboradores quanto aos principais fatores da qualidade de vida do trabalho, identificando aspectos organizonais, ambientais e comportamentais, que poderiam ser gerenciados de forma mais adequada, propiciando melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, gerando desempenho superior em seu trabalho e melhores resultados para a organização.
3 – AS HIPOTESES
As condições de trabalho é uma de pesquisa que tem por base a percepção dos trabalhadores em relação a diversos fatores que intervêm nas relações de trabalho. A qualidade de vida busca o equilíbrio ente as expectativas do indivíduo e da organização através da interação entre as exigências de necessidade de ambos, visando melhorias na