legislação de recursos hidricos
1319 palavras
6 páginas
Recursos Hídricos no mundo A quantidade de água existente na terra são: 97,2% são de água salgada que é encontrada na neve ou no gelo que corresponde a 2,1%, já a água doce equivale a 0,6% do total e o restante da agua. A água doce, portanto tem uma menor reserva sendo que desse total somente 1,2 apresenta-se na forma de rios e lagos. São 98,8% constituintes de água subterrâneas ou aquíferos. Com a metade aproximadamente de água subterrânea é considerada anadequada para o consumo, pois esta situada a mais de 800 m de profundidade. Entretanto com o processo de filtração a às reações biogeoquimicas no subsolo passa a ter uma qualidade para o consumo geral. De acordo com WRA ( International Water Resoucer Association, entre 8 a 11 milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por problemas relacionados ao controle da qualidade da água (doenças provenientes da contaminação) ou da quantidade ( inundações e secas). Quando surge conflitos entre países de uma mesma bacia que envolve 40% da população mundial constumam ser resolvidos através de tratados internacionais.
Os Recursos Hídricos no Brasil O Brasil tem um potencial hídrico que corresponde a 53% do total referente à América do Sul. O estado da Amazônia também é signicativa em termos mundiais (15%). Segundo o acordo com os dados do Departamente Nacional de Águas e Energia, a bacia amazônica representa 72% do potencial hídrico nacional. Ficando com a seguinte distribuição regional dos recursos hídricos:
- 70% para a região Norte
- 15% para a região Centro-Oeste
- 12% para as regiões Sul e Sudeste que apresentam o maior consumo de água
- 3% para região Nordeste: essa região além de carência de recursos hídricos, tem sua situação agravada por um regime pluviometrico irregular e pela baixa permeabilidade do terreno cristalino. Essa escassez de água no Brasil está associada a baixas disponibilidades