legal
Há diversos sistemas de estratificação social, que variam conforme as características consideradas pelos historiadores, economistas e sociólogos que analisam a sociedade em questão. Geralmente, a estratificação social leva em consideração as diferenças em termos de bens ou propriedades, mas é possível observar diferenças entre grupos sociais em razão de muitos outros aspectos, que vão além da renda e da riqueza.
As primeiras ideias desenvolvidas sobre como as sociedades se organizavam remontam ao final do século XIX e ao início do século XX. Dois dos principais autores estudados pela Sociologia, Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920), formaram a base para a maioria das teorias sociológicas de classe e estratificação. Nesta etapa, estudaremos como Marx e Weber pensavam a organização da sociedade em estratos e classes.
As classes podem ser divididas de acordo com a posição dos indivíduos no processo de produção ou conforme a capacidade de consumo. Os indivíduos que ocupam as posições mais elevadas possuem acesso a todos os bens materiais e imateriais necessários à sobrevivência, já aqueles que ocupam posições menos elevadas possuem extrema dificuldade para ter acesso a esses bens.
Relações de poder, o mundo do trabalho, ideologias, alienações.
À medida que se aprofundam as relações típicas da sociedade capitalista, ocorre a valorização do capital, com a transformação de insumos em produtos, em mercadorias e em lucros. Nas