ishaan
a. Bombas de deslocamento não-positivo ou hidrodinâmicas.
b. Bombas de deslocamento positivo ou hidrostáticas.
Nos sistemas hidráulicos para uso em máquinas e equipamentos industriais, são empregadas as bombas de deslocamento positivo, por apresentarem as seguintes vantagens:
a. Suportam melhor, ciclos de trabalho com altas pressões;
b. Tamanho compacto.
Bombas de deslocamento não-positivo ou hidrodinâmicas: tem como princípio de pressurização do fluído o aumento considerável de sua velocidade, seguido de uma abrupta diminuição, aumentando assim a pressão do mesmo.
Bombas de deslocamento positivo ou hidrostática: o fluído adquire pressão sem um acréscimo substancial de velocidade no interior da bomba. Seu princípio de funcionamento, baseia-se no “estrangulamento” do fluído em algum momento do ciclo.
As bombas hidrostáticas se dividem em três grupos:
– Bombas de engrenagens;
– Bombas de Palhetas;
– Bombas de Pistões.
Bomba de Engrenagens: constituída por um par de engrenagens acopladas, que desenvolve o fluxo transportando o fluído entre seus dentes. Na bomba, uma das engrenagens é motriz, enquanto a outra é movida pela primeira, ambas montadas em uma carcaça.
Bomba de Palhetas: é constituída de uma rotor provido de ranhuras, nas quais deslizam palhetas que durante o movimento de rotação do rotor, entram em contato com um anel excêntrico devido a ação da força centrífuga. O espaço compreendido entre o rotor, anel e as palhetas é preenchido de fluído vindo da tubulação de aspiração. Esse fluído é levado então sob pressão para a tubulação de descarga.
Bomba de Pistões: tem como princípio de funcionamento o movimento alternativo dos pistões ou seja, sucção do fluído num sentido e expulsão no sentido contrário. São divididas segunda a disposição dos pistões em:
– Bomba de Pistões Radiais;
– Bomba de Pistões Axiais.
Bomba de Pistões Radiais: Os pistões estão dispostos em forma de estrela, radialmente ao eixo de