legal
Os platelmintos (do grego platy, ‘chato’, e helmins, ‘verme’) compreendem uma série de organismos inferiores considerados vermes, com a particularidade de terem o corpo achatado. Assim são as planárias, as tênias ou solitárias e o esquistossomo. Outros organismos considerados vermes, mas sem essa particularidade, são enquadrados em outros filos.
1.1 Doenças causadas por platelmintos e nematódeos
São várias as doenças causadas por esses seres. A ocorrência destas doenças estão relacionadas a falta de higiene muitas vezes na preparação dos alimentos.
1.1.1 Teníase (Solitária)
A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto, parasita intestinal que não possuem sistema digestório, absorvendo nutrientes digeridos pelo hospedeiro. A teniase é popularmente conhecida como solitária, visto que é mais comum encontrar apenas um parasita por indivíduo.
1.1.1.1 Transmissão da Teníase
O homem torna-se o hospedeiro definitivo da Taenia solium ou Taenia saginata, pela ingestão de carne crua ou mal passada contaminada, desencadeando a patologia conhecida como teníase.
1.1.1.1.1 Ciclo da Teníase
1.1.2 Esquistossomose
A esquistossomose é uma doença causada por platelmintos da classe Trematoda. Este tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, como hospedeiros intermediários.
1.1.2.1 Transmissão da Esquistossomose
Por meio da água, as larvas são liberadas e só continuam seus ciclos de vida se conseguirem alojarem em caramujos do gênero Biomphalaria.
As larvas, agora denominadas cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo e podem causar inflamação, coceira e vermelhidão nessas regiões. Lá, desenvolvem-se, reproduzem-se e eliminam ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as.
Schistossoma mansoni: parasita responsável pela esquistossomose
1.1.3