tacoltt parsons

860 palavras 4 páginas
Talcott Parsons
Se tornou muito conhecido em toda a América nas décadas de 50 e 60.Desenvolveu um sistema teórico geral, para a análise da sociedade, o Chamado “FUNCIONALISMO ESTRUTURAL”, já fundado por Max Weber.
O desenvolvimento profissional de Parsons foi lento, permaneceu 5 anos como instrutor ante de chegar ao cargo de Professor Assistente em 1939, a sua carreira começou a deslanchar depois de sua obra inicial “A ESTRUTURA DA AÇÃO SOCIAL”. Desde então produziu vários artigos, livros que o tornou reconhecido. Foi convidado a prestar serviço ao governo durante a segunda Guerra Mundial como professor consultor da política alemã, em 1949 torna-se presidente da América Sociological Association.
Recebeu Título de Ph-D em Sociologia na universidade de HEIDELBERG, onde conheceu profundamente o trabalho e Weber, Max e outros autores importantes para a Ciência Sócias . Foi o primeiro a traduzir a obra de Weber para o Inglês.
Parsons era defensor da grande Teoria , ele buscava conhecimento em Weber,Durkein e Pareto seus precursores. fortemente marcado pela biologia, daí verem em Parsons um admirador da organização de um formigueiro, no qual o papel dos indivíduos (das operárias à rainha-mãe) esta devidamente pré-determinado e ordenado em função da manutenção e aperfeiçoamento de um sistema maior.
Dizia que a ação humana era baseada na suposição de que é voluntária, intencional e simbólica. Ele enxerga os indivíduos como autores que representam de acordo com ambiente social.
Parsons defendia ser possível realizar o aperfeiçoamento gradual do capitalismo e construir uma sociedade capitalista ideal , desafiava o pessimismo de Weber e Sombarl em relação ao capitalismo. Com o desenvolvimento da Ciências a tecnologia poderia modificar o capitalismo sem desaparecer com suas estruturas, no entanto precisaria para uma sociedade moderna a revolução Democrática, Industrial, e Educacional.
Ele acreditava que a nova sociedade precisaria ser Profissional e Meritocrática, ou

Relacionados