ESTOQUE DE SEGURANÇA
O estoque de segurança é caracterizado por perdurar níveis de estoque suficientes para evitar inexistência de mercadorias diante da oscilação da demanda e da incerteza da renovação do estoque quando for necessário. Quando a cadeia de suprimento trabalha sem essa segurança, o atraso no recebimento de mercadoria pelo fornecedor geralmente causa a eliminação do estoque do período previsto da entrega até a efetiva chegada do produto. Também conhecido como estoque mínimo, estoque isolador ou ainda estoque reserva, deve ser maior quando o fornecedor já apresentou problemas ou quando a localidade do mesmo é longínqua. Porém a tentativa de manter o contrário também não funciona. No caso do consumo da mercadoria estocada ser maior que o previsto enquanto o produto fornecido estiver em trânsito para o local de armazenagem, também é possível que esse produto não se encontre disponível quando necessário.
As empresas mantém o estoque de segurança em seus armazéns, evitando assim problemas de corte no fornecimento devido aos motivos supracitados.
Mas assim como o estoque de segurança possui seus benefícios, também inclui custos com estoque para a empresa já que necessita de cuidados a mais com manutenção e controle. Também precisam de locais maiores para armazenagem. 2.COMO CALCULAR
a) FÓRMULA SIMPLES
ES =C x k
ES =Estoque de Segurança
C = Consumo médio
K = Fator de Segurança O fator “k” reflete a qualidade de serviço que pretende-se prestar, é proporcional ao “GA” (Grau de Atendimento).
Exemplo:
C = 60 unidades/mês
K = 0,9 (GA = 90%)
ES = 60 x 0,9 ES = 54 unidades
b) MÉTODO DA PORCENTAGEM Aplica-se uma porcentagem que geralmente varia de 25 a 45% sobre o consumo médio durante o tempo de reabastecimento (TR).
ES= Cm x TR x (%)