Legado
O tema da lição desta semana é bem interessante, fala de legado, o legado de Elias, e é neste assunto que iremos começar no nosso texto da semana, pois quando falamos em legado remetemo-nos a uma marca deixada por alguém, mas isso é um conceito do senso comum, pois o sentido de legado seria segundo Ruth Rocha “2.Aquilo que é deixado a outrem em testamento”(p.429, 2010). E qual seria o testamento de Elias? O que poderíamos deixar como símbolo do legado de Elias? A capa, quando Elias encontra Eliseu arando a terra com dois bois ele o encobre com sua capa, isto representava a consagração do seu substituto. Não podemos esquecer que Elias estava já um tanto cansado, acabara de passar por uma prova tremenda, estava sendo perseguido pelo rei, estava em momento de introspecção. Agora Deus mandara Elias deixar seu legado, “Eliseu... ungirás profeta em teu lugar” (1 Reis 19:16).
Depois do ocorrido, “Eliseu não largava o profeta mais idoso por nenhum motivo, mesmo quando instado a isso. Sabia que estava prestes a perder sua companhia” (CHAMPLIM, 2011, p.338), isto o deixava apreensivo e nervoso (cf 2 Rs 2:5), ora, logo logo o legado de Elias o traria grande responsabilidade, ele seria o responsável pela escola de profetas, existia muito a aprender ainda.
A cada instante Eliseu não olhava para trás, seguia o seu mestre, o servia, o interessante é que, antes de Elias encontrar-se com Eliseu, ele tinha outro auxiliar, mas o deixou em Berseba (1 Rs 19:3), após a conversa com Deus e a ida ao monte ele se conduz em direção a Eliseu, este seria agora seu novo auxiliar. Eliseu acompanha Elias até o seu translado ao Céu. E isso não só ficou conhecido entre os dois – Elias e Eliseu, mas a todos, pois como na epígrafe deste artigo o conselheiro