Isaac newton
Isaac Newton nasceu na cidade inglesa de Woolsthorp, Lincolnshire, no dia 25 de dezembro de 1642, exatamente 11 meses após a morte de Galileo. Ele faleceu em Londres no dia 20 de março de 1727.
Em janeiro de 1665, após receber o título de bacharel, Newton teve que retornar à sua cidade natal, onde ficou durante dois anos, devido à peste que assolava Londres. Foi neste período em que ele desenvolveu suas mais importantes idéias científicas.
Nestes dois anos Newton desenvolveu a ciência da mecânica como nós a conhecemos, estabelecendo as leis do movimento dos corpos.
Newton também dedicou-se à óptica nesta época, iniciando suas primeiras experiências com prismas.
Para poder realizar cálculos mecânicos e compreender a Gravitação, Newton inventou uma ferramenta matemática que ele chamou de "fluctions", e que agora é conhecida como "cálculo". O cálculo diferencial também foi descoberto nesta mesma época, independentemente, pelo filósofo e matemático alemão Gottfried-Wilhelm Leibnitz.
Newton é considerado hoje o maior de todos os físicos clássicos.
As leis de Newton
Em 1684 o astrônomo Edmund Halley visitou Newton em Cambridge. Ouvindo suas idéias sobre o movimento dos corpos celestes ele estimulou Newton a desenvolvê-las sob a forma de um livro. Halley certamente queria usar estas teorias para analisar órbitas, particularmente aquela do cometa de 1682, que agora tem o seu nome, cometa Halley.
Impelido por Edmund Halley, Newton publicou, em 1687, as suas leis do movimento e a análise da gravidade sob a forma de um livro que, possivelmente, é o mais importante texto de física escrito até hoje.
O livro de Isaac Newton tinha o título
Philosophiae Naturalis Principia Mathematica
ou simplesmente Principia Mathematica ("Princípios Matemáticos da Filosofia Natural").
Halley estava tão decidido a ver as idéias de Newton sob a forma impressa que, ao notar que a falta de fundos na Royal Society