Itil
A medida que os sistemas de redes vao ficando complexos com muitos componentes, ha nescessidade de serem monitorados e gerenciados por um administrador.
Alguns cenários exemplos:
Usina de geração de energia elétrica, tem salas de controles, onde monotores, medidores e lâmpadas moniotoram o estado( temperatura, pressao, vazão) de válvulas, tubulções e outros componentes da planta e podem alertá-lo.
Ou exemplo é a cabine de um avião, equipada com instrumentos para que o piloto possa monitorar e controlar os muitos componentes de uma aeronave.
Alguns beneficios por se aproveitar de ferramentas administrativas de redes:
Detecção de falhas em uma placa de insterface em um hospedeiro ou roteador. Com ferramentas de gerenciamento apropriadas, uma entidade de rede( por exemplo, o roteador) pode indicar ao administrador de rede que uma de suas interfaces não esta funcionando. Um administrador que monitora e analisa de maneira ativa o tráfego de sua rede pode até impressionar o usuário detectando problemas na interface bem antes e substituir bem antes de dar problema.
Monitoração de hospedeiro. O administrador de rede pode verificar periodicamente se todos os hospedeiros da rede estão ativos e operacionais.
2) Cinco áreas de gerenciamento de rede definidas pela ISO:
Gerenciamento de desempenho. A meta do gerenciamento de desempenho é quantificar, medir, informar, analisar e controlar o desempenho.
Gerenciamento de falhas. O objetivo do gerenciamento de falhas é registrar, detectar e reagir às condições de falha da rede.
Gerenciamento de configuração. O gerenciamento de configuração permite que uma administrador de rede saiba quais dispotivos fazem parte da rede administrada e quais são suas configuraçõesde hardware e software.
Gerenciamento de contabilização. O gerenciamento de contabilização permite que o administrador de rede especifique, resgistre e