ITIL
A necessidade em se desenvolver instrumentos que facilitassem as tomadas de decisão no setor da Tecnologia da Informação vem se tornando cada vez mais desejados nas grandes empresas, até porque hoje a TI é um fator crítico de sucesso para a organização, e em até muitos casos acaba sendo seu diferencial competitivo no mercado.
Este instrumento empresarial deixou de ser tratada por técnicos e passou a ser incorporada na estratégia da empresa para alcançar seus objetivos. Com esse aumento de importância dentro da organização, a TI passou a ter vários desafios, como: Alinhamento dos serviços de TI com as necessidades atuais e futuras do negócio, ambientes de TI cada vez mais complexos, dependência da TI para o Negócio, redução de custos e riscos, justificativa para Retorno sobre os investimentos em TI, conformidade com leis e regulamentos e manter a segurança sobre as Informações.
E é graças a busca incessante por otimização de seus processos, redução de custos e riscos, que vários frameworks de processos e melhores práticas foram criados. Atualmente temos a ITIL, que é uma biblioteca composta das melhores práticas para Gerenciamento de Serviços de TI. Criada pelo Governo britânico em 1980, se tornou padrão de facto no mercado em 1990
O que é?
Information Technology Infrastructure Library. (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação. Ela busca uma gestão dirigida em função do cliente e da qualidade dos serviços de tecnologia da informação que a empresa pode proporcionar.
Além disso, sua outra função é lidar com estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
A