legado brasileiro direito ambiental
A estruturação e evolução da sociedade brasileira, em nossa concepção, está ligada, intrinsecamente, à forma de apropriação e transformação da natureza, pelo homem, desde o início de nossa História e, das relações sociais conseqüentes desse processo, que acabou por amalgamar e diferenciar o tecido dessa sociedade, no decorrer dos séculos.
O Brasil é, de fato, um país privilegiado por suas florestas, por sua diversidade biológica, por seu potencial hídrico; por uma natureza “divina”! Todavia, a política da soberania de dominação, iniciada com a colonização, perpetuou-se ao longo dos séculos: na exploração da natureza, na exploração do homem pelo homem, até a exaustão.
Essa noção arquétipa de lucro e de exploração, acompanha a história da humanidade, mas, também se particulariza em nossa história, embrionariamente, com os nossos colonizadores e de todos que do Brasil se aproximavam com interesse pela moeda que nossas riquezas pudessem oferecer.
Não importa a época ou o conceito – se o mercantilismo, do período colonial ou o capitalismo exponenciado pela globalização da sociedade contemporânea –, o resultado tem sido sempre o mesmo: a hegemonia do poder de certos grupos perpetuando-se e sendo perpetuada - pelos próprios explorados - com faces