Influência do futebol na sociedade
1 INTRODUÇÃO
O Brasil é visto como o país do futebol. Essa visão tem raiz histórica, se firmou culturalmente através do processo de socialização dos brasileiros e influencia diretamente na forma como esse esporte é praticado, financiado e incentivado no país.
O que tem o futebol, que exerce tanto fascínio sobre o povo brasileiro? O que ele tem que os outros esportes não tem? Quais as características do futebol como um negócio? Quem mais ganha neste negócio? Ele realmente faz a promoção social?
Através do presente trabalho, pretende-se responder as questões anteriores. Não se pretende demonstrar as opiniões e pontos de vista já superados sobre o futebol, sua influência no país e no mundo. Mas, apresentar alguns dados e projetos que caracterizam a relação desse esporte com o mundo e com a sociedade em si.
2 INFLUENCIA DO FUTEBOL NA SOCIEDADE BRASILEIRA
O Brasil foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. O simples fato de hospedar esses eventos já é motivo de orgulho para alguns no país, mas para outros, de desprezo. No entanto, eles podem significar mais que um momento inédito. É também um grande desafio, pois é necessário trabalhar para que essa oportunidade única gere resultados duradouros. E esses resultados são chamados de legado dos eventos esportivos. Legado é o que esses eventos deixam ao país que os sedia. Fazem parte o impacto econômico, a geração de empregos, os estádios e toda infraestrutura construída no país.
Contudo, há outros aspectos dessa herança: os legados social, ambiental e esportivo. A realização de um megaevento pode ser um catalisador de mudanças para uma cidade, um Estado, um país. O espectador, em termos numéricos, é um percentual pequeno em relação à sociedade anfitriã. Os investimentos públicos ou feitos com benefícios fiscais devem retornar aos cidadãos; por isso, o legado social e ambiental trata de todo o impacto gerado no espaço urbano, incluindo