lazer e recreação
Definição:
O turismo adaptado trabalha a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no lazer e turismo.
Programa de acessibilidade hoteleira:
Foi elaborado para atender as necessidades de pessoas com diferentes tipos de deficiência ou mobilidade reduzida, em todas as áreas que compõem um ambiente hoteleiro.
São aplicados 4 pontos importante:
Acessibilidade arquitetônica - Nesta etapa toda a estrutura física do meio de hospedagem é avaliada, procurando seguir os princípios do Desenho Universal, com ambientes utilizáveis por todas as pessoas no limite do possível com pouco ou nenhum custo adicional. É verificada a necessidade de eliminar barreiras como degraus e a ampliação de espaços para a circulação de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
Tecnologia assistiva - Um arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades de pessoas com deficiência, e conseqüentemente promover vida independente e inclusão. É avaliado a necessidade de equipamentos como campainha para deficientes auditivos e cadeiras de banho nas unidades habitacionais, cardápios e mapas tátil para deficientes visuais , entre outros recursos para necessários para complementar a acessibilidade arquitetônica vista anteriormente. Também haverá o encaminhamento para fornecedores qualificados de materiais precisos e com qualidade. hospitalidade inclusiva – Pessoas com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual) e mobilidade reduzida ( idosos, grávidas e obesos), possuem habilidades e necessidades diferenciada da maioria das pessoas; por isso, também há a necessidade de um atendimento diferenciado. Será feita uma capacitação para a compreensão da melhor maneira de atendimento deste tipo de público. Inclui um check-list, contendo os itens mais comuns para o atendimento de cada tipo de necessidade, além de uma base para a solução de problemas que eventualmente possam ocorrer.