recreação e lazer
Lazer, Recreação, ludismo (lúdico), tempo disponível (livre), antilazer, jogo (grande e pequeno), brinquedo, brincadeira, criatividade, ócio, mercadologia, senso-comum, etc.
Lazer: Não há conceituação uniforme em relação ao lazer. O termo é normalmente usado em contraste com o conteúdo de trabalho tanto em relação ao tempo e conteúdo como também à estrutura. Na maior parte das vezes ele se refere ao tempo no qual alguém não tem que trabalhar (incluindo o tempo de sono). É aquela parte do tempo de que as pessoas dispõem livremente, fora de sua atividade profissional ou produtiva. A cada dia, com o caráter alienado e penoso do trabalho, o lazer se torna mais importante, se apresentando como uma fuga da rotina e do caráter de trabalho. Muitos autores incluem o lazer entre as necessidades humanas básicas, justamente com a alimentação, moradia, vestuário, saúde e educação. Barbanti, V.J. Dicionário de Educação Física e do Esporte. Editora Manole Ltda, São Paulo.1994.
Ócio:significa não fazer nada, e vem do latim otiu. Ócio representa, por exemplo, uma folga do trabalho,do colégio ou faculdade, um momente de lazer, para aproveitar e descansar.
Ócio é um tempo livre, um tempo vago para não fazer absolutamente nada, apenas para relaxar, e não pensar em nada, ficar em um momento de preguiça, vadiagem mesmo. Uma pessoa ociosa é aquela que não está fazendo nada no momento, está em estado ocioso, também conhecido como um estado de inércia física e/ou intelectual, muitas vezes necessário, para àqueles que trabalham muito. Significados.com.br
Existe também o ócio criativo, que foi o título de uma monografia de um cientista italiano chamado Domenico De Masi, que revolucionou o conceito de trabalho, dizendo que as pessoas devem incluir no seu dia-a-dia um momento que tenham atividades para descansar, momentos de lazer, e conciliar isso com o trabalho e a aprendizagem.
Criatividade: É a capacidade de encontrar soluções diferentes e originais em