ecpressao

886 palavras 4 páginas
A PONTE NORTE - Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, CRL
Escola Profissional da Ribeira Grande
Ano letivo 2014 / 2015

Curso: Técnico de Animador Sociocultural – 1º Ano Projeto: 000054

Disciplina: Psicologia
Ficha de Trabalho II
Módulo 1 – Descobrindo a Psicologia

Resolução da Ficha de Trabalho II
Grupo I

1) Segundo Piaget, o sujeito não é passivo no seu desenvolvimento, como durante muito tempo se considerou, pois considera que o sujeito constrói o seu próprio desenvolvimento. Piaget defende, assim, uma perspetiva interacionista, em que o desenvolvimento humano é influenciado pela hereditariedade e pelo meio, daí o papel ativo do sujeito no seu desenvolvimento.
2) A perspectiva defendida por Piaget designa-se por Construtivismo, e segundo esta teoria o sujeito é ativo no seu desenvolvimento, na medida em que ele próprio constrói o seu desenvolvimento, em interacção com o meio e agindo sobre ele.
3) A perspectiva defendida por Piaget designa-se por Construtivismo. A sua teoria é considerada uma teoria construtivista na medida em que o conhecimento humano se desenvolve através da interação entre o sujeito e o meio. O conhecimento é um processo interativo que envolve o sujeito e o meio e que decorre em várias etapas, desde o nascimento até à adolescência, mediante estádios de desenvolvimento.
4) Rogers demarca-se da corrente behaviorista, porque o ser humano não é determinado pelo meio. Ele defende a Abordagem centrada na pessoa, que valoriza o indivíduo, a pessoa que ele considera naturalmente boa, com potencialidades para mudar numa contínua busca de autorrealização e afirmação pessoal. Os seus dois conceitos chave da sua abordagem são o conceito de Eu e Autorrealização da pessoa.
5) Bruner, que começou por ser um cognitivista, considera que a mente humana é subjectiva, criativa e pessoal, ao contrário do computador, sendo esta considerada a crítica à conceção

Relacionados

  • Artigo
    55593 palavras | 223 páginas