RECREAÇÃO E LAZER
RAFAEL DE AMORIM MELO SILVA
TRABALHOS DA DISCIPLINA RECREAÇÃO E LAZER
São Luís - MA
2014
RAFAEL DE AMORIM MELO SILVA
TRABALHOS DA DISCIPLINA RECREAÇÃO E LAZER
Trabalhos apresentados à Disciplina Recreação e Lazer com um dos pré-requisitos da I avaliação.
Prof. Me. João Batista Ferreira Corrêa
São Luís - MA
2014
1. RECREÇÃO E LAZER
1.1. A Recreação
A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna. As atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de Deuses, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna, e também, o vencimento de um obstáculo. As atividades (jogos coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras.
O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca.
O “moderno” conceito de recreação foi criado e amplamente difundido nos EUA, no final do século XIX. Neste período, a Recreação foi revestida de uma finalidade social. Passou a ser vista como parte da religião, da educação e do próprio trabalho, sendo planejado e incentivado por entidades “sérias” (ex. YMCA – Associação Cristã de Moços). A princípio, os espaços utilizados para suas práticas eram simples parques infantis (play-ground em inglês / kindengarten em alemão).
No Brasil a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o Prof. Frederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava “Ato de Bronze”, onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente meio de recreação para a garotada. Em 1929, aparecem as praças para a Educação Física, orientadas por