burocracia
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
FICHA DE LEITURA
CURSO: CIENCIAS SOCIAIS – VERTENTE: POLITICA 1º Ano
DOCENTE: CRIZANTO BARROS
DISCENTE: JOÃO VIEIRA VAZ
AUTOR: OS FEDERALISTAS (artigos, 1,2,9,10,15,51,57,62,78 e 85);
LOCAL E DATA DE EDIÇÃO: EDITORA ÁTICOS
ESTRUTURA: CAPITULOS;
Os Artigos Federalistas é um agrupamento de artigos, publicados em Nova Iorque e outras cidades dos Estados Unidos, que, alguns anos depois da confirmação pelos estados confederados, foram publicados e republicados diversas vezes em forma de livro. São no total 85 artigos, Tendo aqui tratados apenas 10; sendo o Hamilton com cinco artigos, o Madison com quatro e o Jay com apenas um artigo.
Entretanto, a contribuição mais importante dos textos vem de James Madison, que escreve sobre separação dos poderes no artigo 51, onde defende a necessidade de um governo central forte. O último federalista, John Jay versando principalmente as vantagens naturais da união dos estados, refere à cedência de poderes naturais ao estado por parte do povo, recordando Rosseau no “contrato social”.
Estes artigos aqui em análise e escritos pelos três federalistas, apresentam os seguintes tópicos e bastante interessantes: A utilidade da União para a prosperidade política; A insuficiência da actual Confederação para preservar essa União; A necessidade de atingir a meta de um governo pelo menos tão vigoroso quanto o proposto; A conformidade da Constituição proposta com os verdadeiros princípios do governo republicano; Sua analogia com a Constituição estadual dos Estados Unidos; A segurança adicional que sua adopção proporcionará à preservação dessa espécie de governo, à liberdade e à propriedade".
Estes artigos, são nos Artigos que, pela primeira vez, formulam uma teoria que se baseia no conceito moderno de Constituição, como documento formal que explicita tanto o passado de uma nação quanto direcciona o seu futuro com base em seus valores maiores. Abandona-se, a