Lay out nas empresas industrias
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Fernando Lopes Sanches
LAYOUT NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
Tietê
Maio / 2013
FIT – FACULDADE INTEGRAÇÃO TIETÊ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LAYOUT NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
Fernando Lopes Sanches
7.º Semestre
Atividade Complementar do 2.º bimestre, da disciplina de PPCP I, sob orientação do professor Wagner Aparecido Nascimento.
Tietê
Maio / 2013
INDICE
1- Introdução 3 2- Arranjo Físico e sua Importância 4 3 Tipos de Arranjos Físicos- 6 3.1 Arranjo Físico por produto ou linha- 6 3.2 Arranjo Físico por processo ou funcional 9 3.3 Arranjo Físico Celular 11 3.4 Arranjo Físico por Posição Fixa 13 3.5 Arranjo Físico Misto 14 4 Relação entre tipos de processos e tipos básicos de Arranjo Físico 14 5 Selecionando o tipo de Arranjos Físicos- 15 6 A Utilização de Pert/Cpm na elaboração do Layout- 15 7 Conclusão - 16
1- Introdução
No cenário atual, o arranjo físico tem fundamental importância no planejamento e construção das empresas, tanto para as que atuam na esfera de serviços como as da esfera de manufatura.
O planejamento do arranjo físico, também denominado por alguns autores como planejamento do layout, engloba desde a localização da empresa até o dimensionamento dos arruamentos interdepartamentais e departamentais.
As decisões sobre um arranjo físico são importantes, pois geralmente exercem impacto direto nos custos de produção. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo.
Existem quatro tipos básicos de arranjos físicos e ainda o arranjo físico misto, onde é utilizado mais de um tipo de arranjo num único projeto.
2- Arranjo Físico e sua Importância
O arranjo físico de uma operação produtiva é definido como a preocupação com a localização física dos recursos de